CONTEÚDOS

ARTIGOS

DA CRISE À OPORTUNIDADE ATRAVÉS DO DESIGN
From crisis to opportunity through Design

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar como o Design pode estimular o diálogo de design como causa para resolução de problemas. Foram observadas reflexões de inovação e pesquisas de design e suas metodologias no estudo de caso, que levaram a Mu-Mu Alimentos, após sua aquisição pela Vonpar S/A, à necessidade de mudanças em todo o escopo estratégico, especialmente no projeto de inovação na linha gráfica das embalagens de leite que são o carro chefe de vendas. Projeto este que levou a empresa, novata no segmento de lácteos, da última colocação para a liderança de mercado em seis meses.

 

Palavras Chave: Design e Inovação.

REFLEXÃO SOBRE DESIGN ESTRATÉGICO
Reflection on Strategic Design

Resumo

Este artigo sugere uma reflexão de caráter essencialmente teórico acerca da temática do Design, permeando entre seus diferentes aspectos desde definição e evolução, até o conceito de Design Estratégico enquanto método aberto, transdisciplinar e descentralizado. Desenvolve-se uma apreciação sobre o Design Estratégico, seus princípios, ambientes, cenários, metodologias (Metaprojeto), interações e perspectivas no âmbito organizacional; na busca pela resolução de problemas e inovação. Como base de trabalho, utilizam-se as contribuições e teorias de autores analisados durante a disciplina de Design Estratégico.

 

Palavras Chave: Design Estratégico, Metaprojeto e Ambiente Imaterial.

A ESTÉTICA – DA INDÚSTRIA CULTURAL À
SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
The aesthetics – From cultural industry to contemporary society

Resumo

Este artigo sugere uma reflexão de caráter  teórico acerca da temática da estética e o consumo na cultura contemporânea. Para compreender o caráter sistêmico e a lógica estrutural destes conceitos, toma-se como base os filósofos alemães Adorno e Horkheimer, considerados a base histórico-filosófica da Escola de Frankfurt. Estas obras foram selecionadas por tratar de conceitos relevantes ao objeto de estudo tais como a sociedade de consumo como construtora da identidade do indivíduo, a arte como fundamento, a massificação, bem como homogeneização da cultura e o processo de customização dos bens de consumo.

 

Palavras Chave: Indústria Cultural, Estética, Customização em Massa.
 

O COMPORTAMENTO DO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Individual behavior in contemporary society
A INOVAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO
ORGANIZACIONAL
Innovation in The Process Of Organizational Management

Resumo

Com base na obra “Os Tempos Hipermodernos” do filósofo francês Gilles Lipovetsky e “Modernidade Líquida”, bem como “Vida para Consumo” do filósofo polonês Zygmunt Bauman, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre aspectos do comportamento humano quando das mudanças ocorridas na sociedade contemporânea. As obras são analisadas, individualmente, quanto a seus conceitos e consequências sociais e, posteriormente, comparadas entre si com o objetivo de identificar questões da existência humana e o papel do Design, a fim de resolver problemas do mundo pós-moderno.

 

Palavras Chave: Hipermodernidade, Modernidade Líquida e Design.
 

Resumo

Este artigo trata do tema Inovação sob uma perspectiva organizacional. Tem como objetivo demonstrar alguns dos aspectos essenciais que caracterizam uma Organização Inovadora, tais como a Cultura de Projetos, as Trajetórias Tecnológicas, os Sistemas e as Redes de Inovação na busca da resolução de problemas e vantagem competitiva. O artigo foi organizado de forma a proporcionar um equilíbrio entre os elementos conceituais do tema Inovação e a realidade observada na empresa Vonpar S/A, apresentada como estudo de caso, através da descrição de suas práticas e métodos de trabalho utilizados em sua Gestão Inovadora. 

 

Palavras Chave: Inovação, Organização Inovadora e Processos de Inovação.

PESQUISA CONTEXTUAL E O CASO SMART!:
UMA PESQUISA APLICADA
Contextual Research and the case Smart!:
An applied research

Resumo

O presente artigo é resultado de um trabalho realizado para a construção de um Sistema Produto-Serviço para a Smart!, uma incorporadora boutique no mercado de Porto Alegre/RS focada em empreendimentos de pequeno porte. Pretende-se, por meio deste, apresentar parte do projeto desenvolvido, propondo uma reflexão teórica/aplicada sobre pesquisa contextual utilizada na compreensão e análise do ambiente em que o problema projetual está inserido. Para tanto, busca-se abordar a fundamentação desse método de pesquisa com Design Estratégico e metaprojeto.


Palavras Chave: Pesquisa contextual; design; processo de projeto; pesquisa aplicada.

DESIGN PARA EXPERIÊNCIA E ESPAÇO URBANO:
EMOÇÃO ORIENTADA PELO DESIGN
Design for experience and urban space:
Emotion guided by design

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar a relação entre o espaço urbano da cidade de Porto Alegre com a inpiração dos indivíduos que ali residem a fim de tornar as experiências do indivíduo com o espaço mais gratificantes em termos afetivos. Para tanto, utilizou-se os conceitos de Design para a
Experiência e a Teoria dos Appraisals por tratarem do estudo das experiências emocionais. Como prática de levantamento de dados, utilizou-se a entrevista semi-estruturada a fim de identificar e compreender o contexto da inspiração no cotidiano dos indivíduos.


Palavras Chave: Design para Experiência,
Teoria dos Appraisals e Inspiração.

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS COMO FERRAMENTA METAPROJETUAL EM CONTEXTOS TERRITORIAIS
Scenario Building as a Metaprojetual Tool in Territorial Contexts

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão a respeito da utilização de cenários como ferramenta metaprojetual em contextos territoriais, objetivando a geração e planejamento de caminhos estratégicos. Organizado em três etapas, o presente trabalho inicia apresentando um breve aprofundamento teórico sobre as temáticas de cenários e identidades, em seguida, analisa um caso de aplicação da ferramenta no contexto territorial 4º Distrito Industrial de Porto Alegre e, finalmente, realizar uma reflexão e discussão sobre o uso de cenários em contextos de territórios.


Palavras Chave: Cenários, Contexto Territorial e Design

O PODER SIMBÓLICO DO CORSET CÔNICO, DE GAULTIER, NO ÍCONE POP MADONNA
The Symbolic Power of Conical Corset by Gaultier in the Madonna Pop Icon

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão a respeito da utilização de cenários como ferramenta metaprojetual em contextos territoriais, objetivando a geração e planejamento de caminhos estratégicos. Organizado em três etapas, o presente trabalho inicia apresentando um breve aprofundamento teórico sobre as temáticas de cenários e identidades, em seguida, analisa um caso de aplicação da ferramenta no contexto territorial 4º Distrito Industrial de Porto Alegre e, finalmente, realizar uma reflexão e discussão sobre o uso de cenários em contextos de territórios.


Palavras Chave: Cenários, Contexto Territorial e Design

O DESIGN E A INOVAÇÃO SOCIAL NA EDUÇÃO
The Design and Social Innovation in Education

Resumo

O presente artigo trata do Design como instrumento estratégico de Inovação Social no contexto Educacional. Estabelece bases conceituais para o tratamento da questão e apresenta propostas de ferramentas empíricas e teóricas preliminares de ações inovadoras com base em entrevistas sobre as expectativas de adolescentes das mais variadas situações sócio-econômicas com relação à Educação do Futuro.

 

Palavras Chave: Inovação Social, Educação e Design.
 

O DESIGN E AS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE: UMA ANÁLISE TEÓRICO-CONCEITUAL
Design and Advertising Agencies: A Theorical-Conceptual Analysis​
CONCEPÇÃO DE ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS INOVADORAS PELA LENTE DO DESIGN ESTRATÉGICO
Innovative Business Strategies by the Strategic Design Lens

Resumo

Ao longo dos séculos XX e XXI, a sociedade moderno-contemporânea tem vivido transformações históricas significativas, através da remodelagem cultural proporcionada pela globalização. Neste contexto, é possível perceber a proximidade no campo de atuação da área do Design e da Publicidade na perspectiva da atuação através dos significados e sentidos. Sob esta ótica, o presente artigo busca realizar uma reflexão sobre o campo do Design e da Publicidade, especificamente no segmento mercadológico das Agências de Publicidade, a fim de entender suas relações e pontos de confluência. 


Palavras-chave: Design, Complexidade e Publicidade.
 

Resumo

As transformações sociais, tecnológicas, econômicas e culturais constituem um processo com mudanças cada vez mais profundadas e percebidas na sociedade como um todo. Este cenário denota uma busca pela compreensão das variações e da complexidade pelo ponto de vista global, bem como através de variantes no modo de pensar. Diante deste cenário, emerge a necessidade da administração eficaz, sustentável e otimizada de estruturas sociais e por consequência organizacionais no qual configuram-se cada vez mais complexas.


Palavras-chave: Design, Estratégia e Inovação.
 

A Mentira Design Thinking
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social

By Juan Pablo D. Boeira 2018